segunda-feira, 5 de julho de 2010

Resenha do filme NOTICIA DE UMA GUERRA PARTICULAR


As fortes declarações feitas tanto pelos moradores, quando por policiais, traficantes e crianças que aspiram entrar para a vida do crime.
O movimento chamam a atenção pela naturalidade que relatam fatos de extrema crueldade e violência que presenciam quase todos os dias.
Adriano, 29 anos afirma que rouba para alimentar a familia, não tem intenção de praticar nenhum tipo de maldade com as pessoas . Quer viver normalmente como qualquer
cidadão. Tal observação é natural entre os garotos do morro.
Enquanto num emprego comum o adolescente recebe pouco por mês no tráfico essa quantia sobe muito até mesmo o policial acha que é bom negocio.
O tráfico de drogas emprega cerca de 100.000 pessoas no rio, ou seja, o mesmo número de funcionários da prefeitura. Isso faz com que as pessoas tratem o tráfico como uma empresa que oferece emprego bem remunerada e proporciona inclusive plano de carreira. Desde crianças esses cargos são desejados pelos jovens.
A discriminação também é um ponto forte nessa história. O morador do morro é visto pela sociedade em geral como possível delinquente assim , e negada a ele a mesma oportunidade dos outros. A pobreza limita , atrasa e as vezes impede o desenvolvimento profissional dessas pessoas.
Por um outro lado tem a situação do próprio país, onde o índice de desemprego é alto e a qualidade de mão de obra ainda deixa a desejar. Cidadão para o mercado de trabalho.
dessa forma, fica praticamente impossível para um adolescente da favela competir por uma vaga em qualquer emprego com remuneração acima de um salário mínimo.
Sobre a própria guerra entre policiais e traficantes fica evidente que os traficantes teem acesso as armas mais modernas do mercado do, algumas delas não são utilizadas nem mesmo pelo exercito.
Um adolescente afirma gostar da vida no tráfico , lá ele tem respeito e dinheiro diz que quando tem ,confronto com a policia e eles conseguem matar algum deles a comemoração é boa .
percebe-se também um certo prestígio desses adolescentes entre as mulheres.
Um dos moradores diz que se não andar armado elas não dão nem papo.
Isso nos leva a pensar.se o nosso sistema carcerário realmente funciona.
Qual é o objetivo de manter uma pessoa presa numa cadeia brasileira?
Punir,educar,humilhar,preparar essas pessoas para voltar a conviver. em sociedade. E será que além da humilhação os outro objetivo estão sendo alcançados sera que . Nossas cadeias são mesmo afacudade de formar bandido.
Pelo menos o entrevistado nos mostrou que podemos sim sair de lá ainda mais crueis.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nilton, temos que conversar sobre a questão da produção textual, as atividades são para desenvolver a escrita de vocês, não a simples busca e cópia de textos prontos (http://celiamota.wordpress.com/2009/03/13/noticias-de-uma-guerra-particular/) . Lembre-me de conversar sobre isso com toda a turma, trata-se de uma questão importante.

    ResponderExcluir
  3. Baixar o Documentário - Notícias de um Guerra Particular - Um amplo e contundente retrato da violência no Rio de Janeiro - http://mcaf.ee/d5rae

    ResponderExcluir