quinta-feira, 19 de agosto de 2010

o guri.

a musica retrata o tema de um guri nascido,num lar muito humilde. sua mãe achava que ele era um garoto muito trabalhador.e normal como qualquer outro de sua idade sonhador ela nem imaginava,que ele ja tinha partido para o mundo das drogas e do trafigo pois no morro que ele morava era muito facil vender drogas e traficar como a maioria dos morros, e favelas do nosso pais .até mesmo com a sua morte a sua mãe não acreditou nas noticias pois ela não sabia nem ler , achou que ele estava descansando dormindo para depois trabalhar. o compositor nos mostrou, arealidade de nosso pais com a dessigualdade soçial onde as mães sonhadoras perdem os filhos para o mundo das drogas.na verdades ele quis chamar atenção das autoridades do nosso país com a dessigualdade soçial . jair

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O GURI
Se trata de uma mãe bastante humilde,simples que contava a história de seu filho.Vangloriava ele por achar que ele era um trabalhador honesto.Moravam no morro de uma favela.O guri era um rapaz jovem que infelizmente escolheu a vida do crime por achar que era uma vida mais fácil e a sua mãe na sua ingenuidade,acreditava que seu filho era um bom moço e nem imaginava que era uma pessoa que tinha escolhido a vida do crime,pois com ela ele era bondoso sempre lhe trazia presente.
até mesmo com seu filho morto na sua percepção ela achava que ele estava de papo pro ar quando na verdade tinha perdido seu filho para o crime.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Noticias de uma guerra particular
Na maioria dos moradores das favela são tranficantes de 100%,85%são traficantes.Os traficantes se envolvemcom otrafico por causa de não ter dinherio para comer e até se vestir.
A infÂncia.

adiferência que as crianças pobres trabalhavam e as crianças da clsse social faziam bale danças atc..
as mulheres de classe muito baixa as vezes tinham entre 14 a 20 filhos mas como as condições
eram prècaria a maioria deles morriam.
as crianças pobres moravam em cazebre e trabalhavam muito e pouca brin

"NOTICIAS DE UMA GUERRA PARICULAR"

todas as terças-feiras um comburam sobe no morro sequindo de três viaturas.Engracado é que a classe média é totalmente excluída do processo, né.. Até parece que o tráfico existe para atender um consumidor invisível... Cadê o pessoal que compra droga e estimula cada vez mais o tráfico e os traficantes
1 Apartheid Um regime racial que durou de 1948 a 1990 Na Africa do sul. Uma politica regida por por conjuntos de leis por duas populações separados pela cor preta e havia tambem dois tipos de escolas e tambem.aconteciam esse tipo de separação em hospitais .praios. onibus .escolas etc .banheiros.negros e brancos.e dizem ser sempre os mehores lugares para brancos.Ocasamento. entrepessoas...diferentes.no caso de cor diferente.era proibido como se fosse um crime cometido. se seus filhos tivessem pela cor branca era mais um problema.teria que registrar.A divisaõ era clara.os negros.trabalhavam.mais pesados e remunerados.e os brancos
A infância

Não no interior da bahia como mostrou o filme que vimos crianças são expostas ao trabalho
infantil .
muitas desta crianças morem ainda bebes por não ter uma alimentação adequada uma moradia
decente , e os cuidados médicos desde quando estão na barriga da mãe como um pré natal
adequado , então muitas crianças acabam morrendo no filme não mostrou mas muitas crianças
são acompanhados somente por parteira .
A classe social faz muita diferença na criação de educação ena formação desta crianças .
Em determinada regiões muitas crianças tem que trabalhar para poder ajudar a própria
família . um pai que deixa seu filho trabalha numa pedreira pode ta precisando muito.
porque uma criança ganha dois a tireis reais por semana.
Resenha do filme
As fortes declarações feitas tanto pelos moradores, quando por policiais, traficantes e crianças que aspiram entrar para a vida do crime.
O movimento chamam a atenção pela naturalidade que relatam fatos de extrema crueldade e violência que presenciam quase todos os dias.
Adriano, 29 anos afirma que rouba para alimentar a familia, não tem intenção de praticar nenhum tipo de maldade com as pessoas . Quer viver normalmente como qualquer
cidadão. Tal observação é natural entre os garotos do morro.
Enquanto num emprego comum o adolescente recebe pouco por mês no tráfico essa quantia sobe muito até mesmo o policial acha que é bom negocio.
O tráfico de drogas emprega cerca de 100.000 pessoas no rio, ou seja, o mesmo número de funcionários da prefeitura. Isso faz com que as pessoas tratem o tráfico como uma empresa que oferece emprego bem remunerada e proporciona inclusive plano de carreira. Desde crianças esses cargos são desejados pelos jovens.
A discriminação também é um ponto forte nessa história. O morador do morro é visto pela sociedade em geral como possível delinquente assim , e negada a ele a mesma oportunidade dos outros. A pobreza limita , atrasa e as vezes impede o desenvolvimento profissional dessas pessoas.
Por um outro lado tem a situação do próprio país, onde o índice de desemprego é alto e a qualidade de mão de obra ainda deixa a desejar. Cidadão para o mercado de trabalho.
dessa forma, fica praticamente impossível para um adolescente da favela competir por uma vaga em qualquer emprego com remuneração acima de um salário mínimo.
Sobre a própria guerra entre policiais e traficantes fica evidente que os traficantes teem acesso as armas mais modernas do mercado do, algumas delas não são utilizadas nem mesmo pelo exercito.
Um adolescente afirma gostar da vida no tráfico , lá ele tem respeito e dinheiro diz que quando tem ,confronto com a policia e eles conseguem matar algum deles a comemoração é boa .
percebe-se também um certo prestígio desses adolescentes entre as mulheres.
Um dos moradores diz que se não andar armado elas não dão nem papo.
Isso nos leva a pensar.se o nosso sistema carcerário realmente funciona.
Qual é o objetivo de manter uma pessoa presa numa cadeia brasileira?
Punir,educar,humilhar,preparar essas pessoas para voltar a conviver. em sociedade. E será que além da humilhação os outro objetivo estão sendo alcançados sera que . Nossas cadeias são mesmo afacudade de formar bandido.
Pelo menos o entrevistado nos mostrou que podemos sim sair de lá ainda mais crueis.

Atividade dia 16/08/2010

A próxima atividade neste blog é fazer uma interpretação de uma música

O Meu Guri (letra)

Audio de música

A atividade consiste em ler a letra e ouvir a música, e escrever um pequeno texto retratando quem seria o personagem que "canta" a música (suas características, para quem está falando, onde mora e etc.) e quem (e como) seria o personagem "o Guri". As informações que você coloca deverão ser explicada pelas passagens que te levaram a concluir as características.
Lembre-se que esta é uma atividade de interpretação e as informações estão nas entrelinhas, ou seja, você terá que deduzir certas informações que não estão explícitas na letra.