segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sobre As Drogas, Veja Você Mesmo, Quem Saiba Assim, Você Não Entra Nessa



As Drogas, Os Efeitos Dela


Acerto De Conta De Drogas
[Documentário] Notícias de uma guerra particular


Após assistir o filme Tropa de Elite, fiquei bastante interessado no tema. Não no Bope, por assim dizer, mas sim no contexto geral no qual ele é inserido, ou seja, na guerra carioca entre policiais e traficantes. Antes, confesso, eu evitava tais assuntos, porém não adianta fingir que não existe, não é? Afinal, realmente há uma guerra no Rio de Janeiro. Claro que é melhor fingir que não, mas há, não tem como negar.

E nesta guerra há muitos heróis. Ok, talvez ‘heróis’ não seja a palavra ideal. O que quero dizer é que do ponto de vista do bandido, ele é a vítima, e também é herói. Do nosso ponto de vista, nós somos as vítimas, o Bope é o herói e assim por diante. Enfim, para compreender o que está acontecendo no Rio de Janeiro, não basta observar apenas um ponto de vista, é preciso, sim, entender como tudo começou, como funciona.

O filme Tropa de Elite, de certo modo, mostra como funciona a polícia carioca. Também como age a sociedade carioca, sobretudo aqueles que consomem a mesma droga que financia toda aquela guerra. O livro Elite da Tropa também é outro excelente ponto de partida para entender os motivos da tal guerra. Porém, não são suficientes. É preciso entender também como surgem os bandidos dentro das favelas.

O documentário Notícias de uma Guerra Particular mostra o ponto de vista de todos os envolvidos nesta guerra; o policial, o bandido e os moradores. Assim podemos ter uma noção do que pensam os bandidos, que são os que estão do outro lado da guerra. Sem defender os bandidos, o que é importante; porque, embora os bandidos sejam o resultado de diversos fatores sociais ruins, não se deve passar a mão na cabeça, colocando-os como vítimas. Claro, de certo modo até são, mas não da maneira que os Direitos Humanos pintam. É como diz o ditado: “Quem poupa o lobo, sacrifica as ovelhas”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário