segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A escravidão, também conhecida como escravismo ou escravatura, foi a forma de relação social de produção adotada, de uma forma geral, no Brasil desde o período colonial até o final do Império. A escravidão no Brasil é marcada principalmente pelo uso de escravos vindos do continente africano, mas é necessário ressaltar que muitos indígenas foram vítimas desse processo.

Os escravos foram utilizados principalmente em atividades relacionadas à agricultura – com destaque para a atividade açucareira – e na mineração, sendo assim essenciais para a manutenção da economia. Alguns deles desempenhavam também vários tipos de serviços domésticos e/ou urbanos.

A escravidão só foi oficialmente abolida no Brasil com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. No entanto, o trabalho compulsório e o tráfico de pessoas permanecem existindo no Brasil atual, a chamada escravidão moderna, que difere substancialmente da anterior.

Um comentário:

  1. Copiado de um site (plágio), refaça sua postagem com seus próprios escritos!! Lembre-se que eu expliquei que esta atividade de postagem é uma forma de exercitar sua escrita, sua produção de linguegam e sintetizar as informações que você leu. Plagiar não exercita nenhuma dessas habilidades!!

    ResponderExcluir