segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Irineu Evangelista de Sousa[1] (Arroio Grande, 28 de dezembro de 1813Petrópolis, 21 de outubro de 1889[2]) foi um empresário, industrial, banqueiro e político brasileiro. Ao longo de sua vida recebeu os títulos nobiliárquicos de barão (1854) e de visconde com grandeza (1874) de Mauá. É patrono do Ministério dos Transportes e pioneiro em várias áreas da economia do Brasil. Um de seus maiores feitos foi ter empreendido a construção da primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Mauá, no estado do Rio de Janeiro.

De origens simples, ascendeu socialmente pelos próprios méritos e iniciativa, sendo considerado um dos homens mais importantes do país à época, estando à frente das principais iniciativas de progresso econômico no Segundo Reinado.[2] Então incompreendido por uma sociedade rural e escravocrata, atualmente é considerado o símbolo dos empreendedores capitalistas brasileiros do século XIX. Foi precursor no Brasil do liberalismo econômico, da valorização da mão-de-obra, do investimento em tecnologia, das transnacionais brasileiras, da globalização, do multilateralismo e do Mercosul. Sua biografia ficou conhecida graças à exposição de motivos que apresentou aos credores e ao público ao falir, em 1887.


Um comentário:

  1. Copiado de um site (plágio), refaça sua postagem com seus próprios escritos!! Lembre-se que eu expliquei que esta atividade de postagem é uma forma de exercitar sua escrita, sua produção de linguegam e sintetizar as informações que você leu. Plagiar não exercita nenhuma dessas habilidades!!

    ResponderExcluir